O texto apresenta relação do homem e sua construção dentro do processo de educação. Antes de qualquer coisa é necessário saber discriminar os pontos que merecem ser investigados.
Um primeiro ponto a ser considerado é a complexidade humana. O homem vive conforme o ritmo que a sociedade imprime. A mesma molda o ser humano para atender a suas necessidades, por meio de suas imposições cotidianas que regem as atividades sociais, como a economia, consumo, ciência, cultura e outros. Neste sentido a sociedade cria o homem para si. O ser humano em sua naturalidade é capaz de estabelecer relações com os outros, interferindo e modificando o seu meio, num processo de auto-organização a partir de sua dimensão ética que reflete seus valores, escolhas e percepções do mundo. O homem se recria, dentro de uma sociedade pela educação. Por meio de um complexo social a formação do homem é apenas uma parcela dessa estrutura.
A educação integra propostas educativas oriundas de concepções teóricas e ideológicas distintas. Num amplo sentido a educação diz respeito à existência humana e seu processo de formação. Educar é um processo que exige mudanças significativas e essas mudanças não vêm apenas dos docentes e de sua prática ou de sua formação de magistério, mas está na falta de planejamento, interesse e investimentos do governo, contudo, o governo culpa os professores pela má qualidade do ensino, mas não enxerga o verdadeiro problema e tenta resolvê-lo com receitas prontas e acabadas. Outra situação grave é a falta de tempo dos pais ou até mesmo falta de interesse, em interagir no ambiente escolar dos filhos, isso ocorre em grande escala nas grandes cidades e capitais, pois a necessidade de trabalho faz com que o pai deixe o filho na escola para ser educado pelos professores, assim o papel do docente dobra e fica mais complexo.
O problema da educação é também um problema estrutural. A escola pública no Brasil tem muito problema predial, no documentário de Vieira Pinto “Pro dia Nascer Feliz”, mostra a Escola Estadual Dias Leme, da pequena cidade do interior de Pernambuco, chamada Mandarí, onde a menina Valéria estuda possui condições muito precárias no que tange às condições sanitárias. Em outra escola em Duque de Caxias Rio de Janeiro, o garoto convive diretamente com uma facção de traficantes de drogas. Em outra realidade em uma escola paulista, algumas alunas são protagonistas de uma realidade diferente, vivem num mundo de ”rosas”, tendo seu maior problema em ir à natação ou fazer parte de algum trabalho voluntário social.
O filme retrata uma realidade da social, onde o local não transforma somente o homem, mas também reflete nas instituições escolares poucas assistidas pelo governo.
A pesquisa intitulada como “A UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS MIDIÁTICOS NO ENSINNO DE GEOGRAFIA”, tem como objetivo elaborar uma seleção de recursos midiáticos que possa auxiliar o professor a interagir de forma eficiente, e consequentemente proporcionar o desenvolvimento do aluno no seu processo de ensino-aprendizagem de geografia no Ensino Fundamental. Diante dessas novas possibilidades, a escola e seus professores podem se organizar para estas mudanças inevitáveis. Mas o desafio esta aí, de buscar novas técnicas, afim de proporcionar saberes inimaginaveis para os alunos que não tem acesso a essa tecnologia. O papel do professor neste contexto, é preparar o aluno para a sociedade, ou seja para o mundo de amanhã.
sexta-feira, 13 de agosto de 2010
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