Instituição: Colégio Chácara da Emília
Disciplina: Geografia
Identificação da turma: 5ª série Data: 24/05/2010
Professora: Aparecido Roberto de Moura
Tema da Aula: Representação Gráfica do Espaço
OBJETIVO GERAL:
Identificar os elementos do espaço urbano, tais como, avenidas e edificações, juntamente com os elementos naturais do mesmo, utilizando as ferramentas Google Earth e Google Maps.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Situar os alunos no tema e na aula;
Identificar e analisar através de imagens os elementos formadores do espaço sugerido abrindo uma discução de sua organização espacial;
Após a problematização eles deverão estar aptos a conhecer a distinguir as diferentes características do espaço urbano específico;
CONTEÚDOS:
Representação do espaço,
Elementos formadores do espaço urbano;
Relação entre o espaço urbano e o espaço natural.
PROCEDIMENTOS OU METODOLOGIA:
Após a explanação teórica, a utilização do Google Earth e Maps é realizada de forma simultânea entre todos. Inicialmente, procuram-se elementos urbanos (ruas, avenidas, linha férrea, rodovias e edificações);
Dialogar sobre sua visualização e caracterização visual ao redor do elemento escolhido.
AVALIAÇÃO:
Entendimento do assunto através de questões lançadas durante a explicação;
Participação dos alunos durante o diálogo;
Atividade proposta;
ATIVIDADE:
Visualizar a imagem do espaço estudado gerada pelo Google Earth, identificando seus diferentes aspectos. Utilizando o mapa gráfico do local gerado pelo Google Maps elaborar uma carta temática que contenha todos os elementos do espaço urbano meio ao ambiente natural.
RECURSOS:
TICs (Computador, data show, Internet);
Google Earth e Google Maps;
Livro didático;
Matérias para a confecção da carta temática (papel, lápis colorido, caneta).
REFERÊNCIAS:
BOLIGIAN, Levon. Geografia: espaço e vivência. São Paulo: Atual, 2001.
SIMIELLI, Maria Elena. Goatlas São Paulo: Ática, 1998.
NOGUEIRA, Ruth E. (Org.). Motivações hordienas para ensinar geografia: representações do espaço para visuais e invisuais. Florianópolis: [s.n.], 2009.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário